Veja como a imigração inteligente pode simplificar a sua rotina

Na maioria das vezes, a imigração é a solução buscada por pessoas que procuram melhores condições de vida e oportunidades de emprego. Porém, deixar o país natal, em alguns casos com toda a família, requer uma grande preparação.
A proposta da imigração inteligente aplicada pelas consultorias de imigração é justamente prestar um importante auxílio de logística nesse momento de mudança, para que o imigrante consiga chegar a um novo país de forma tranquila e organizada.
E, para você que quer entender melhor como uma consultoria cuida de todo o processo de imigração de um profissional, preparamos este post.
Ao longo do texto, traremos, em detalhes, uma descrição do que é necessário para a regularização de documentação de estrangeiros junto às autoridades brasileiras e qual o papel da consultoria nesse momento.
Além disso, falaremos sobre como a consultoria pode ser um agente facilitador frente ao processo de adaptação do profissional a seu novo país, dando destaque para o serviço de relocation. Ao final, apresentaremos os benefícios da imigração inteligente como um todo.
Continue acompanhando e saiba mais!

Processos e documentação

Uma das preocupações iniciais de quem imigrará deve ser a manutenção de um diálogo constante com o RH da empresa que o receberá, a fim de alinhar alguns pontos importantes antes de se mudar. O principal deles diz respeito ao tipo de visto necessário para o exercício de sua atividade profissional.
A essa altura do processo, a consultoria já pode fazer intervenções importantes no sentido de verificar junto a empresa que receberá o estrangeiro se toda a documentação para o visto está bem encaminhada, auxiliando em algumas dúvidas que surgirem.
Isso inclui orientação sobre o tempo de espera até que o Ministério do Trabalho aprove o visto, necessidade de visita ao Consulado do Brasil no exterior para retirada do visto e apresentação de antecedentes criminais do país de origem.
Outros pontos a serem levados em consideração tem a ver com questões fiscais, tributárias e salariais. Muitos países, por exemplo, pactuam tratados de isenção fiscal com intuito facilitar a vinda de estrangeiros. No caso do Brasil, os acordos diplomáticos em vigência podem ser consultados em uma lista no site da previdência social.
A interpretação das previsões legais desses documentos é outro aspecto fundamental para uma imigração de sucesso. Nesse momento, a consultoria de imigração poderá ser uma grande aliada.
Isso porque o texto desses acordos são recheados de detalhes e especificações técnicas, demandando uma ajuda especializada de quem já tem know-how na área para que tudo seja feito dentro das normas estabelecidas.
Com o visto já em mãos, a etapa seguinte é conseguir o VISA APPLICATION FORM: o formulário para registro na Polícia Federal brasileira. Nesse momento, esclarecimentos quanto a forma correta de se inserir as informações podem ser repassados pela consultoria.
Esses procedimentos da imigração inteligente são essenciais para adiantar todos os processos possíveis e evitar a necessidade de reajustar documentos ou ficar esperando por eles por muito tempo.
Uma vez no Brasil, o imigrante deve ser admitido pela empresa contratante em até 30 dias. Para tanto, é necessário que o profissional já possua a carteira de trabalho e o registro na Polícia Federal para retirar o RNE (Registro Nacional de Estrangeiros) e o seu CPF.
Para abreviar essa espera, é importante antecipar a retirada de documentos. O CPF, por exemplo, pode ser feito antes mesmo da chegada, no próprio consulado brasileiro do país de origem do imigrante.
E, para se evitar outros imprevistos com documentação, é sempre recomendado que os imigrantes transportem consigo suas certidões de casamento originais e legalizadas.

Relacionamento e acompanhamento

Alguns outros procedimentos podem ser realizados para que o imigrante, antes da mudança, conheça melhor as reais condições que encontrará no país.
Principalmente nos casos em que a família vêm junto, é interessante que todos tenham a oportunidade de vir com antecedência conhecer a cidade, o bairro, e até mesmo procurar moradia e escola para os filhos.
Esse esquema chamado de “look and see” é interessante para que não haja surpresas ruins ou decepções quando a mudança de fato acontecer.
Outro procedimento fundamental da cartilha de migração inteligente é o treinamento intercultural, que ajuda na ambientação à cultura e aos costumes locais. Essa função é desempenhada pelo departamento de relocation da consultoria.
Nesse sentido, uma equipe de consultores auxilia na procura por moradia, escola e, ainda, promove ações voltadas para a recolocação profissional dos cônjuges — que na maioria das vezes vêm sem trabalho.
A equipe de relocation periodicamente entra em contato com os clientes para verificar se tudo corre bem. E, ao final do período de permanência do estrangeiro no Brasil, eles podem ajudar com outras questões burocráticas, como rescisão de contrato com imobiliária e encerramento de matrícula escolar.

Adaptação do imigrante

Para que a adaptação do imigrante e de sua família seja bem-sucedida, a consultoria de imigração, seguindo os preceitos da imigração inteligente, faz todo o possível para a promoção do bem-estar das pessoas.
Isso começa já no primeiro contato, a partir de orientações sobre os cuidados com a documentação e demais detalhes burocráticos.
Contudo, é principalmente no departamento de relocation que os imigrantes podem angariar apoio, pois os profissionais desse setor estão preparados para lidar com eventuais insatisfações, que em muitos casos terminam em quebra de contrato de trabalho.
Nesse sentido, esses consultores podem esclarecer quaisquer dúvidas, seja em relação a questões fiscais, jurídicas, contratuais, ou simplesmente de conforto e bem-estar. Em resumo, o serviço de relocation é o grande aliado do imigrante em sua adaptação.

Benefícios da imigração inteligente

A transferência um profissional ou de toda uma família para outro país pode ser extremamente desgastante, independentemente do perfil das pessoas.
Mudanças dessa proporção sempre provocam ansiedade e envolvem expectativas e desejos de realização pessoal. Trata-se, portanto, de um processo extremamente delicado e que deve ser feito com todo o cuidado.
A vantagem de se poder contar com uma assessoria de imigração inteligente é ter todos os processos planejados, alinhando as expectativas de todos os envolvidos: contratantes, profissionais e família.
Assim, é minimizada a possibilidade de se ter problemas decorrentes de assimetria de informações e expectativas quanto à nova cidade, benefícios ofertados pelo empregador, condições de moradia, escola que os filhos frequentarão etc.
Todos esses cuidados pouparão tempo e energia e podem prevenir um desgastes de natureza emocional e financeira. Essa preocupação é muito importante para que a adaptação seja rápida e tranquila, ajudando, dessa forma, tanto o imigrante quanto o empregador.
A BR-Visa é pioneira nos serviços de assessoria para imigração inteligente. Oferecemos um serviço completo e produzimos conteúdo de qualidade para tirar todas as dúvidas sobre um processo tão importante e complicado, mas que não precisa ser difícil.
Dessa maneira, se você quer entender melhor o nosso trabalho e as soluções que podemos oferecer, assine nossa newsletter e receba, regularmente, conteúdo sobre imigração inteligente.

Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I accept the Terms and Conditions and the Privacy Policy

Fale com um
Especialista em Global Mobility