A tecnologia no dia a dia dos brasileiros no exterior

Utilizada na maioria das atividades corriqueiras de boa parte da população mundial, podemos dizer que a tecnologia é também a melhor amiga dos brasileiros no exterior. Isso porque, com ela, é possível diminuir distâncias e acessar serviços de forma prática e segura.
Por conta das turbulências econômicas e políticas no país, cada vez mais brasileiros têm deixado a terra natal rumo a nações como Canadá, Paraguai, Portugal e Itália em busca de novas oportunidades profissionais. Sendo assim, é fundamental ter ao menos noção de tecnologias para se comunicar e tornar a rotina em um novo lugar mais simples.
Mas as vantagens de saber lidar com as tecnologias disponíveis hoje em dia vão muito além! Veja neste artigo as maneiras como a internet, softwares e aplicativos podem ser grandes aliados no dia a dia dos brasileiros no exterior.

O contato com a família no topo do ranking

Talvez o principal benefício do uso da tecnologia por brasileiros no exterior seja a facilidade de contato com a família e amigos. Nos dias atuais, além de telefone e e-mail, há inúmeros aplicativos e softwares de mensagens instantâneas e conversa em tempo real — como Whatsapp e Skype, por exemplo. E o melhor: quase todos eles são totalmente gratuitos.
Da mesma forma, as redes sociais ajudam nessa aproximação, permitindo que se acompanhe o dia a dia de quem está distante. Facebook, Instagram e Twitter (as redes mais populares) possuem funcionalidades de chat, mensagens privadas, vídeo e áudio para que tudo seja compartilhado com sua rede de contatos.
Essas ferramentas ajudam — e muito — a amenizar a saudade das pessoas que são importantes e ficaram no Brasil. Ao menos até a próxima visita!

Envio e recebimento mais seguro de dinheiro e produtos

A tecnologia facilita, ainda, que transações monetárias sejam realizadas entre países com mais segurança e agilidade. Atualmente, há diversos bancos e empresas sérias que disponibilizam serviços de envio de dinheiro sem burocracias ou taxas excessivas e com garantias de que os valores chegarão ao destino. Até pouco tempo atrás, esse tipo de serviço era muito mais complicado e, por vezes, arriscado.
E não apenas o envio e recebimento de dinheiro ficou mais simples e rápido, mas também o de diversos produtos — desde que estejam previstos na legislação dos países de origem e chegada, vale lembrar. Hoje em dia, você pode comprar roupas, acessórios, cosméticos, alimentos e até remédio em sites especializados e de maneira descomplicada.
Certamente, nem todas as empresas entregam em todas as partes do mundo, por isso é importante, antes da compra, certificar-se de que é possível fazer a entrega, além dos valores de frete, claro.

Burocracia menos complicada

E para assuntos burocráticos, como a emissão de documentos, também a tecnologia tem, cada dia mais, sido de grande valia. Afinal, todo mundo, vez ou outra, precisa desse tipo de serviço. E se para a população residente do país isso pode ser uma verdadeira via crucis, imagine para os brasileiros no exterior.
Pensando nisso, diversos órgãos governamentais já possuem páginas para orientar e facilitar esses processos para quem mora no exterior (ou está em trânsito em outros países). Há até mesmo um portal específico para quem pretende retornar ao Brasil depois de morar no estrangeiro e precisa de apoio.

Comunicação facilitada em outras línguas

Boa parte dos brasileiros no exterior sofre com o idioma. Não falar a língua do país no qual pretende se estabelecer é um empecilho muito grande, seja na hora de conseguir emprego, ir ao médico ou de fazer atividades triviais, como compras no supermercado.
E mais: impede, ou ao menos dificulta, que o recém-chegado faça novos amigos — o que é fundamental para quem vai começar vida nova em um lugar desconhecido.
Mas, ainda bem, a internet e todo o aparato tecnológico que temos disponível hoje em dia nos permite também estudar idiomas de forma eficiente e, muitas vezes, gratuita. Para quem está mudando de país e precisa aprender a língua local, sites, vídeos e aplicativos podem ser excelentes ferramentas de estudo, permitindo acesso de qualquer lugar, no computador ou do seu celular.

Procura de emprego

Muitos dos brasileiros no exterior saem do Brasil sem qualquer vínculo empregatício no país no qual pretendem se estabelecer. A maioria vai levada pela ideia de que a vida em outro local será mais fácil e que as oportunidades de emprego cairão do céu.
No entanto, nem sempre uma boa vaga aparece rápido, mesmo para aqueles que possuem diploma de Nível Superior e experiência comprovada.

+Pensa em morar em Portugal? Veja o visto que se enquadra para a sua finalidade!

Nesse contexto, a tecnologia também é aliada. Em sites especializados é possível publicar currículo e se candidatar a cargos nos quais esteja interessado. Vários são, inclusive, gratuitos ou cobram taxas simbólicas.
Basta que a pessoa acesse, cadastre-se, mantenha os dados atualizados e faça sempre pesquisas por vagas disponíveis. Não desanime caso a vaga ideal não apareça nos primeiros dias.
E por falar em emprego, você sabia que as áreas que tratam de tecnologia em geral, em especial a Tecnologia da Informação, são as que mais empregam profissionais brasileiros em outros países? Não apenas brasileiros, mas trabalhadores de diversas nacionalidades, desde que sejam qualificados para tanto.
Ou seja, está aí mais uma maneira como a tecnologia pode ajudar quem quer se estabelecer no estrangeiro.

Curiosidade sobre a terra natal

A tecnologia também permite que os brasileiros no exterior matem a curiosidade sobre detalhes do que tem acontecido no país de origem. Seja com notícias sobre os cenários político e econômico, até sobre cultura e entretenimento.
Muitas pessoas gostam, ainda, não apenas de ler textos em portais ou redes sociais, mas de assistir na íntegra telejornais e outros programas brasileiros. Graças às páginas de canais de TV na internet, hoje em dia isso é muito fácil!
Como você pode ver, a tecnologia é uma mão na roda para os brasileiros no exterior em vários aspectos. Ela facilita a vida e ainda ajuda a diminuir a saudade dos que ficaram do lado de cá.
Agora aproveite para conferir também nosso post sobre como renovar seu visto para os Estados Unidos sem fazer entrevista no consulado.
Siga a BR-Visa no Facebook e no linkedIn!

Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I accept the Terms and Conditions and the Privacy Policy

Fale com um
Especialista em Global Mobility