Por que você deve implantar um treinamento intercultural em sua empresa?

Ao trazer profissionais de outros países e culturas, corre-se um grande risco de haver um choque cultural. As diferenças na forma de atuar, se relacionar e enxergar o mundo podem pesar no ambiente de trabalho e na adaptação, comprometendo os resultados. Para lidar com isso, o melhor que se tem a fazer é aplicar um treinamento intercultural.
Ele tem como objetivo principal garantir a integração de culturas diferentes, além de oferecer suporte para que o expatriado saiba como agir e atingir o máximo potencial dentro de uma nova realidade.
Mais do que isso, esse treinamento é capaz de trazer muitos outros benefícios. Veja, a seguir, quais são as principais vantagens dessa abordagem!

Aumenta a segurança e conforto dos expatriados

Quando a empresa se preocupa em realizar um treinamento intercultural, os expatriados passam por um processo mais simples de adaptação. Recebendo todo o apoio e conhecimento para fazer parte da nova cultura, eles ficam mais à vontade para administrar as mudanças.
Esse suporte contribui para elevar a segurança de atuação, já que o profissional saberá que possui os conhecimentos necessários para desempenhar determinadas funções.
Consequentemente, a família desse profissional também pode ser positivamente afetada. Como muitos treinamentos incluem os familiares e suas necessidades quanto a essa mudança, há maior facilidade de adaptação.
O processo não apenas se torna mais rápido mas também fica mais assertivo, evitando problemas com o retorno precoce do profissional, por exemplo.

Amplia a efetividade de atuação

Esse treinamento também contribui para que o expatriado tenha mais efetividade de atuação. Reconhecendo pontos importantes da cultura, é capaz de agir de maneira condizente, tanto em ações dentro da empresa quanto fora dela.
+BAIXE NOSSO EBOOK: GUIA DE RELOCATION !
Imagine, por exemplo, um profissional de outro país que chega ao Brasil para trabalhar com vendas. Ao passar por um treinamento adequado, ele terá maior consciência de como se dão as relações interpessoais com clientes, podendo usar critérios e elementos que favorecem a prospecção.
Além disso, mesmo os colegas de trabalho ficarão mais satisfeitos com a atuação dele, já que os ruídos na comunicação se tornam menos intensos ou desaparecem por completo.

Melhora as habilidades de relacionamento e comunicação

E, por falar nisso, a capacidade de se comunicar é favorecida em vários sentidos, graças a um treinamento como esse. Por parte do expatriado, ele é capaz de compreender quais são os elementos importantes para estabelecer um bom relacionamento, inclusive e especialmente com seus colegas de trabalho.
Quanto aos demais profissionais, eles são capazes de entender as diferenças para a cultura das outras pessoas e podem, até mesmo, absorver elementos que sejam considerados altamente benéficos para a própria atuação.
Diante do que, até então, é considerado diferente, todos conseguem trabalhar as habilidades de relacionamento e comunicação, favorecendo a integração da equipe.

Eleva o engajamento de todos os colaboradores

Isso leva diretamente ao próximo benefício, o qual diz respeito ao engajamento. O fato é que, a partir de um elemento intercultural como esse, todos se sentem mais dispostos a lidar com as diferenças, de modo a evitar os choques de cultura.
Em vez de um determinado comportamento causar estranheza, ele é levado em conta como algo que é diferente e apenas isso. Desse modo, todo mundo se sente mais motivado e se engaja com mais intensidade.
Sabendo que o expatriado está para somar na equipe, por exemplo, os profissionais atuam de modo a integrá-lo — inclusive porque sabem que ele já possui alguma noção a respeito de padrões e costumes da sua cultura.

Contribui para o aumento da produtividade

Quanto maior é a integração de equipe, mais elevada é a sinergia. Ter mais gente atuando sobre o mesmo problema e/ou rumo ao mesmo objetivo faz com que os resultados surjam com maior facilidade.
Em uma análise geral, isso significa que a equipe se torna mais produtiva, agindo com menos obstáculos causados pela diferença de culturas. Há, ainda, uma diminuição na quantidade de erros e de retrabalhos, o que contribui para uma melhor utilização de recursos, como tempo e dinheiro.
Sem esse treinamento, por outro lado, a chegada de uma pessoa de outra cultura pode causar perturbações que impactam o ritmo de trabalho e, por fim, comprometem a quantidade obtida de resultados.

Fortalece a cultura organizacional

Durante todo esse processo de treinamento, a cultura organizacional também é trabalhada de modo a integrar os novos colaboradores à realidade da empresa.
Isso acontece porque a inserção não é feita apenas do ponto de vista dos novos costumes de uma sociedade diferente, mas, principalmente, em relação a como o negócio atua.
Isso gera maior conhecimento e alinhamento à cultura organizacional dos expatriados e, ainda, de quem já está no empreendimento. Há um reforço positivo a respeito dos valores e preceitos seguidos, o que contribui para que a cultura empresarial faça cada vez mais parte da atuação de todos os envolvidos.
Como se sabe, esse é um elemento indispensável para que a organização consiga se fortalecer e se diferenciar — então, é ainda mais positivo que o treinamento intercultural ofereça essa questão.

Valoriza a diversidade cultural

O fato de se preocupar em realizar um treinamento desses já é um indício de que o empreendimento tem interesse em celebrar a diversidade, aproveitando-a da melhor maneira possível.
Ao colocá-lo em prática, a diversidade cultural não é mais um problema ou uma barreira, mas, sim, um elemento a mais que pode fazer toda a diferença.
A questão é que esse treinamento não tem a intenção de suprimir culturas distintas ou criar uma homogeneidade, mas, sim, fazer com que pontos diferentes convivam com um denominador comum — em geral, os objetivos de negócio.
Graças a isso, a equipe pode expandir seus horizontes e encontrar novos jeitos de realizar tarefas e atingir resultados. Eventualmente, isso contribui para um ganho de diferencial competitivo, já que a empresa passa a ter uma configuração que nenhuma outra possui.
O treinamento intercultural é a peça-chave para garantir integração, adaptação e resultados, gerando o máximo de satisfação e eficiência. Para ficar por dentro de todas as dicas e novidades a respeito deste e outros temas, não deixe de nos acompanhar no Facebook e no LinkedIn.
Solicite um orçamento para nossa área de Relocation!

Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I accept the Terms and Conditions and the Privacy Policy

Fale com um
Especialista em Global Mobility