Imigração e emigração empresarial: entenda o que é cada uma

No mundo globalizado no qual vivemos, é cada vez mais fácil se locomover de uma região para outra do planeta. Com isso, a questão da imigração e emigração empresarial se tornou um desafio para as organizações da atualidade.

A migração é o movimento de pessoas ou população de um lugar para outro. A facilidade dessa movimentação significa que, cada vez mais, pessoas de outras nacionalidades ou regiões do país estão disponíveis no mercado de trabalho. Além disso, os colaboradores estão mais dispostos a passar um tempo no exterior.

Com isso, se torna fundamental entender os conceitos de imigração e emigração com clareza. Dessa forma, você pode utilizar esse movimento a seu favor dentro da sua organização. Entenda, neste artigo, a diferença entre esses conceitos e qual impacto eles podem gerar na sua empresa!

O conceito de imigração e emigração

Apesar de serem palavras semelhantes, existe uma grande diferença entre imigração e emigração. A imigração é definida como a chegada de pessoas de outro país ou região em determinada localidade. Esse é o caso, por exemplo, de chineses, japoneses ou nigerianos que passam a viver no Brasil. Todos eles são considerados imigrantes no nosso país.

Já a emigração é o movimento de sair do seu país ou região de origem para residir em outro lugar. Por exemplo, quando um brasileiro vai morar nos Estados Unidos ou em algum país da Europa, ele está emigrando.

Apesar de serem conceitos diferentes, estão intimamente relacionados, afinal, toda pessoa que realiza uma emigração é, também, um imigrante. Ou seja, um brasileiro que está morando no Canadá é considerado um emigrante em relação ao Brasil. Contudo, quando levamos em conta o ponto de vista do Canadá, ele é visto como um imigrante naquela nação.

Para entender melhor a questão da imigração e emigração no Brasil, é importante ficar por dentro do histórico da migração em nosso país.

A migração no Brasil

A migração é o conceito que engloba tanto a imigração como a emigração. Pode ocorrer por diversos motivos, bem como ser uma situação permanente ou provisória.

Existem pessoas que migram apenas por um breve período, como no caso das viagens de férias ou cursos. Ao mesmo tempo, existem aquelas que migram para viver em um lugar diferente da região onde nasceram.

O Brasil é um país que foi colonizado em sua origem. Desde que foi descoberto pelos portugueses em 1500, recebeu diversos imigrantes vindos de vários lugares do mundo, como é o caso da onda de imigrantes italianos em busca de trabalho, no início do século XX.

Alguns exemplos de migração no Brasil

Além disso, também recebemos muitos imigrantes japoneses e chineses. Um dos legados desses imigrantes é o famoso bairro da Liberdade, na cidade de São Paulo. Além de receber muitos imigrantes, o Brasil também passou por diversos momentos de emigração da nossa população para outras regiões do mundo.

E, apesar de ter sua origem mais tardia — quando comparada à imigração —, a emigração ocorre com intensidade até os dias atuais.

Hoje existe um grande fluxo de refugiados chegando ao Brasil, além de um fluxo intenso de brasileiros indo para outros países com o objetivo de fugir da instabilidade financeira do nosso país.

Também, existe a chamada migração de cérebros. Ela é caracterizada pela saída e chegada de pessoas com alta qualificação profissional. Existe tanto a emigração desse tipo de profissional brasileiro quanto a imigração de mão de obra especializada para o Brasil.

Imigração e emigração empresarial

Atualmente, as empresas precisam de mão de obra cada vez mais especializada e diversificada. Para atender a essa demanda, uma das soluções encontradas está na imigração e emigração empresarial.

A migração empresarial é o movimento de profissionais de um país para outro com a finalidade de entrar no mercado de trabalho internacional. Ou seja, são pessoas que estão saindo dos países onde nasceram para trabalhar em outros mercados.

No caso do Brasil, esse movimento ocorre dos dois lados — imigração e emigração. Isso significa que muitos brasileiros estão deixando o país para trabalhar em outras regiões do mundo. Da mesma forma, muitos imigrantes estão chegando ao nosso país para fazer parte das empresas aqui localizadas.

A motivação para fazer imigração e emigração empresarial

Com o aumento de multinacionais no nosso país, muitos profissionais estão chegando e saindo do Brasil para assumir cargos de liderança ou passar um tempo em outras sedes da sua empresa. Além disso, muitos brasileiros deixam o país para realizar cursos — como MBA e pós-graduação — em outras regiões do mundo, retornando mais capacitados e qualificados para assumir suas funções.

Outra situação comum em relação à imigração e emigração empresarial é o caso de profissionais que passam um breve período de tempo em empresas de outros países. Nesse caso, o objetivo é trocar conhecimento e experiência, além de auxiliar essas empresas a resolverem problemas pontuais no seu ambiente de trabalho.

De qualquer forma, tanto a emigração quanto a imigração empresarial podem trazer uma série de benefícios para as empresas. Entenda agora as vantagens desses processos para a sua organização!

Os benefícios da imigração e emigração empresarial

Existem diversas vantagens de incorporar profissionais de diferentes nacionalidades à sua organização. Por terem origem e formação diferentes das dos seus colaboradores, essas pessoas podem trazer inovação para a empresa. Isso porque elas possuem conhecimentos e habilidades que os membros de seus times podem não possuir. Essa experiência diferenciada pode acrescentar muito à sua organização.

Vivenciar outra cultura e costumes

Além disso, os migrantes têm a oportunidade de conhecer outra língua, outra cultura e outras tecnologias. Eles podem compartilhar todo esse conhecimento com seus colaboradores, que também podem ter a oportunidade de compartilhar o conhecimento deles com esses imigrantes.

Dessa forma, eles crescem em conjunto por meio de desenvolvimento colaborativo. Também existem benefícios em incentivar a emigração dos seus colaboradores para outros países. Isso porque você pode criar oportunidades para que eles se desenvolvam profissionalmente ao passar um período de tempo em outro país.

Com isso, você capacita seus colaboradores, que voltam mais preparados para contribuir e gerar resultados na sua organização. Ademais, eles podem dar cursos e capacitar seus colegas de trabalho ao compartilhar os conhecimentos adquiridos no outro país.

Melhor convívio no espaço profissional

Esse investimento também aumenta a motivação e melhora aos resultados gerados pelo trabalhador que, ao se sentir valorizado, se engaja ainda mais para retribuir o investimento realizado nele. Toda a equipe vai trabalhar com mais vontade e disposição, especialmente naquelas empresas que prezam pela diversidade.

As responsabilidades da empresa em relação ao trabalhador estrangeiro

Há alguns deveres que os empregadores devem cumprir na contratação do estrangeiro na empresa como, por exemplo, garantir o custeio de despesas médicas e da expatriação – transferência do professional para a filial ou subsidiária da empresa em outro país. Outras responsabilidades trabalhistas são a iniciação do contrato de trabalho em no máximo 30 dias após a sua entrada no país com a residência prévia ou 30 dias da aprovação da residência, assim como oferecer o salário do mesmo na tributação nacional.

Agora, você já sabe como funciona e quais as vantagens de contratar um profissional estrangeiro. Não se esqueça de anotar nossas dicas e colocá-las em prática no momento certo. Imigração e emigração empresarial são uma realidade no mundo de hoje. Por isso, é essencial entender esse tema e contar com a ajuda de quem entende do assunto, como a BR-Visa, para tirar o melhor proveito dessa situação.

Para compreender mais sobre a migração e como ela pode impactar de forma positiva a sua organização, entre em contato conosco. Estamos prontos para ajudar a melhorar seus resultados!

Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I accept the Terms and Conditions and the Privacy Policy

Fale com um
Especialista em Global Mobility