Cidadania Espanhola: vantagens e processo

Assim como Portugal, a Espanha também concede a cidadania às pessoas que atenderem aos critérios estipulados em lei. A cidadania espanhola pode ser adquirida por descendência ou derivada por aquisição.

Qual a vantagem de ter cidadania espanhola?

Com a cidadania espanhola é possível residir e trabalhar na Espanha. Outra vantagem é poder residir nos demais países da União Europeia sem precisar obter vistos.
Se você não pretende morar na Espanha ou em algum país da União Europeia pode utilizar o passaporte para as viagens a turismo para esses locais, assim evita filas e o procedimento nos aeroportos são bem mais simples. Entrar nos Estados Unidos e outros países também se torna mais fácil para portadores de passaporte de país europeu.

O processo e os documentos necessários

O processo é mais célere do que o da cidadania italiana, por exemplo, que pode levar anos para ser deferida.
Os documentos solicitados variam conforme o processo que for aplicável a cada pessoa. Vale destacar que os documentos brasileiros deverão ser apostilados para serem anexados ao processo.

Quem tem direito a requerer a cidadania espanhola?

Os filhos de espanhóis nascidos na Espanha podem requerer a cidadania espanhola em qualquer momento. Já os filhos de cidadão espanhóis nascido no estrangeiro, poderão requerer a cidadania espanhola até completarem 21 anos.
Os netos de espanhóis (natural da Espanha) também podem requerer a cidadania espanhola. No entanto devem atentar-se a algumas regras:

  • Netos menores de idade estão aptos a requerer a cidadania;
  • Netos que completarem 18 anos terão até três anos para requerer a cidadania espanhola. Como parte do processo é necessário residir por um período mínimo de um ano na Espanha (de forma legal e continuada).

Alguma dúvida? Você já sabe se está apto a requerer a cidadania espanhola? Veja se está apto a adquirir (clique aqui). Ou entre em contato com a gente!

Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I accept the Terms and Conditions and the Privacy Policy

Fale com um
Especialista em Global Mobility