Saiba como ajudar estrangeiros a falar português

O desejo de conhecer novas culturas, somado ao ambiente globalizado em que vivemos, faz com que pessoas de todos os cantos do mundo se interessem cada vez mais pela aprendizagem de novos idiomas.
Para nós, brasileiros, a necessidade de aprender a falar inglês ou espanhol não é nenhuma novidade. No entanto, para um estrangeiro, aprender a falar português é um desafio relativamente novo.
Devido aos recentes eventos esportivos que o Brasil sediou e como consequência de sermos um dos maiores países, com uma economia de destaque e com uma diversidade cultural enorme, a língua portuguesa ganha escala global.
O interesse que os estrangeiros têm em falar português cresce ano após ano, seja por objetivos profissionais ou por questões relacionadas à cultura e ao turismo. Do mesmo modo, é crescente o interesse em ensinar ou ajudar os estrangeiros que residem aqui a falar português.
E é exatamente isso que vamos abordar nesse artigo! A seguir, conheça dicas práticas e muito eficientes para que você possa ajudar estrangeiros a falar português. Vamos lá?

Fale inglês

Para ajudar um estrangeiro a falar português, antes de mais nada, você precisa falar inglês, no mínimo. Considerando que o inglês é o idioma universal, será necessário utilizá-lo como modelo de comparação para os termos e gírias da língua portuguesa.
O português é um idioma com uma gramática muito complexa, de difícil assimilação. Dessa maneira, para um iniciante no estudo do português, a comparação utilizando o inglês facilita — e muito! — o entendimento.

Conheça as necessidades e expectativas do aluno

É importante compreender quais são as necessidades e expectativas que o indivíduo tem em relação à aprendizagem do português. Alguns estrangeiros vêm ao Brasil com o intuito de aprender a falar português por uma questão de negócios. Nesse caso, ajude-o com termos e palavras relacionadas à profissão em questão.
Já outros, por exemplo, têm a intenção apenas de aprender o necessário para a vida do cotidiano, sem exigência de termos mais complexos. No entanto, as estruturas básicas da língua portuguesa devem ser passadas de qualquer maneira, seja quais forem as necessidades do indivíduo.

Promova o aprendizado por meio de atividades dinâmicas

Uma das melhores maneiras de aprender um novo idioma é através de atividades dinâmicas. Uma simples ida ao cinema, a um evento cultural ou a uma exposição gastronômica pode ter uma influência muito positiva no aprendizado da língua portuguesa.
+BAIXE NOSSO EBOOK: GUIA DE RELOCATION !
A combinação do ensino com as atividades do dia a dia, sem dúvidas, favorece a compreensão do idioma estudado. Indo além, isso permite que o estrangeiro entre em contato com o português realmente falado pelos nativos, que possui muitas diferenças em relação ao idioma encontrado nas gramáticas e dicionários.

Fale apenas português

Isso pode até parecer contraditório com a primeira dica que mencionamos, mas não é. Para ajudar um estrangeiro a falar português, você precisa falar apenas português!
Utilize a língua estrangeira apenas para as situações em que isso é realmente necessário, que geralmente incluem a explicação da gramática ou comparações de termos e gírias. Fora isso, independentemente do nível de português da pessoa, tente utilizar nosso idioma pelo máximo de tempo possível.

Dê importância à pronúncia

O foco na pronúncia é uma obrigação na aprendizagem de qualquer novo idioma. Ao ensinar português para um estrangeiro, seja exigente em relação a isso, cobrando uma pronúncia aceitável e compreensível.
No entanto, não misture a qualidade da pronúncia com o sotaque. É importante compreender que ter sotaque ao falar outra língua é algo natural, difícil de ser mudado.
Uma dica que ajuda a melhorar a pronúncia é incentivar a interação com a língua portuguesa, seja através de filmes e programas de TV nacionais, músicas ou grupos de conversação.

Use expressões corporais

Uma dica interessante no estudo de idiomas, e normalmente muito eficaz, é o uso de expressões corporais.
Mímicas, associações, desenhos, dança ou qualquer expressão que possa ser relacionada com uma palavra ou situação será de grande ajuda no aprendizado do português. A assimilação e memorização dos termos se torna mais fácil quando eles são associados a imagens ou situações específicas.

Seja paciente

Para ajudar um estrangeiro a falar português, é preciso ter paciência. As coisas não acontecem num piscar de olhos, ainda mais tratando-se de um idioma tão rico e complexo quanto o nosso.
Naturalmente, algumas pessoas terão mais facilidade do que outras. Para todos os casos, seja paciente e compreenda as dificuldades do indivíduo.

E então, você está pronto para o desafio de ensinar estrangeiros a falar português? Agora, para continuar por dentro de todo o nosso conteúdo e aprender cada vez mais, assine nossa newsletter!
Solicite um orçamento para nossa área de Relocation!

Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I accept the Terms and Conditions and the Privacy Policy

Fale com um
Especialista em Global Mobility