Adaptação de estrangeiros no Brasil: tudo o que você precisa saber

Buscar mão de obra qualificada no exterior tem sido a opção de muitas empresas que visam ter um diferencial. Essa realidade envolve os esportes, a área de saúde, entre outros. Mas, para que o funcionário renda bons frutos, é importante se atentar à adaptação de estrangeiros no Brasil.
É verdade que nosso país é muito acolhedor e oferece uma ótima culinária. Contudo, igualmente é fato que alguns dos nossos costumes podem bater de frente com a cultura de outros locais. Isso pode fazer com que o profissional deixe não somente a organização, mas também desista de morar no Brasil.
Para que isso não aconteça na sua empresa, vamos ajudá-lo. Neste post, trazemos várias informações relevantes que você precisa saber sobre esse processo. Então, continue a leitura e confira!

Quais são as maiores dificuldades dos estrangeiros?

Os estrangeiros são importantes para as organizações em diversos aspectos. Além de exercerem sua função e contribuírem para o crescimento da companhia, eles ajudam a melhorar a imagem da empresa quanto à gestão da diversidade, agregam conhecimento cultural, oferecem soluções criativas etc.
No entanto, ao sair da sua zona de conforto para buscar melhores oportunidades, muitas vezes o indivíduo deixa para trás família, amigos, costumes e, em alguns casos, religião. Em algumas situações mais extremas, ele busca refúgio em outro local por questões de sobrevivência.
Isso faz com que o estrangeiro viva um turbilhão de emoções difíceis de lidar, principalmente quando não encontra suporte no país escolhido. Esses sentimentos e obstáculos podem ser transferidos para a organização.
Quando as expectativas não são atendidas, as frustrações surgem, fazendo com a empresa corra o risco de levar prejuízo com o investimento feito, pois os resultados dificilmente vão aparecer. Não podemos deixar de destacar também a dificuldade de integração na equipe.
Em muitos países, os trabalhadores não gostam da presença de estrangeiros no grupo, uma vez que acreditam que os gestores deveriam empregar pessoas nativas. E isso é mais comum no Brasil do que se imagina.

Como a empresa pode contribuir para a adaptação?

Como parte interessada, é essencial que as organizações criem mecanismos que promovam a adaptação do colaborador. O estrangeiro encara esse suporte como uma obrigação dos empreendimentos e como algo crucial para se manter no país.
Assim como existe o cuidado na retenção de talentos brasileiros, também devem existir ações voltadas para as pessoas de fora. A seguir, listamos algumas dicas que você pode colocar em prática na sua empresa!

Ofereça auxílio na documentação

Para trabalhar no Brasil, é necessário obter a Carteira de Registro Nacional Migratório. Esse documento funciona como nossa carteira de identidade, porém é direcionado para estrangeiros. É obrigatório para quem quer residir e trabalhar no país.
Sua emissão e sua renovação são realizadas pela Polícia Federal mediante apresentação dos dados solicitados e agendamento de atendimento. Todo esse procedimento pode ser confuso para o profissional que vem de fora.
Além disso, caso a empresa não acompanhe o processo, ela corre o risco de ter alguém trabalhando ilegalmente e pode, inclusive, ter problemas com o Ministério do Trabalho.

Promova treinamentos culturais

Os costumes de um cidadão estão ligados aos fatores históricos e culturais provenientes da socialização primária e secundária no país de origem dos familiares. Imagine você chegando em um local totalmente diferente de onde cresceu e sem ninguém para orientar sobre o que é aceitável ou não para aquela população. Difícil, não é mesmo?
É isso que passa pela cabeça desses profissionais, que podem apresentar resultados abaixo do esperado por motivos de inibição ou de preconceito. O treinamento cultural entra como alternativa para a retenção e o desenvolvimento dessas pessoas.
Os treinamentos têm como objetivo desenvolver habilidades que permitam a melhor absorção da inteligência cultural do novo contratado e facilitar a adaptação deste. Aquelas empresas que conseguem executar bem esse trabalho certamente crescem mais do que as outras.

Diminua a barreira do idioma

Se para nós brasileiros, em alguns momentos, é difícil entender o que os nossos próprios compatriotas dizem por causa de diferenças regionais características de um país gigante, imagine para quem nunca teve contato com o português? Nossa linguagem oral pode prejudicar muito a adaptação.
Sendo o nosso idioma um dos mais difíceis de aprender, é certo que o estrangeiro cometa falhas no início. Entretanto, esses erros podem prejudicar o negócio e desmotivar o colaborador.
Se sua empresa não tem condições de oferecer o benefício de um curso de língua portuguesa, busque alternativas! O contato com filmes, músicas, livros e aplicativos que ajudam a treinar o idioma são excelentes opções.

Aumente a segurança do estrangeiro

Só no ano de 2015, o Brasil registrou mais de 59 mil homicídios. Esses números tão assustadores de violência também são noticiados pelo mundo. Quando um profissional opta por trabalhar no país, ele já vem sabendo dos riscos que corre.
Isso não quer dizer que ele conheça os melhores caminhos para evitar ser vítima de assaltos ou, até mesmo, assassinatos. A escolha de um bairro próximo à empresa, lugares a serem evitados e procedimentos em casos de assalto são alguns exemplos de suporte a serem oferecidos.
São atitudes simples que representam muito para os estrangeiros e não ocasionam custos para a organização. Não deixe de orientar!

Tenha um bom programa de integração

Ser contratado não é o mesmo que ser inserido. E é a falta de conhecimento dessas diferenças que pode prejudicar a adaptação e a retenção do colaborador. Assim como cada região possui sua cultura, cada empresa possui sua missão, sua visão e seus valores.
Além disso, essa integração também passa pela preparação dos demais funcionários, que devem entender a importância da diversidade e do respeito aos valores que podem ser diferentes para o crescimento da empresa.
Fazer um tour pela organização, oferecer um café de boas-vindas, planejar treinamentos e promover um happy hour são exemplos de alternativas a serem adotadas visando à ambientação do estrangeiro.
Então, neste post, vimos que o gestor precisa entender a importância da adaptação para o crescimento organizacional, pois a relação com o profissional estrangeiro é uma via de mão dupla.
Aproveite que está por aqui e entenda mais sobre as particularidades do processo com nosso Guia para Adaptação de Estrangeiros no Brasil. Boa leitura!

Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I accept the Terms and Conditions and the Privacy Policy

Fale com um
Especialista em Global Mobility