O que é relocation e qual a importância para seus funcionários?

Muitas empresas investem em processos de integração para adequar o novo colaborador à cultura organizacional que estabelecem. Entretanto, há aqueles profissionais vindos do exterior, que precisam de mais do que isso para se adaptarem. Nesse momento, é interessante entender o que é relocation.

Visando atender ao aumento de trabalhadores e executivos vindos de outros países e à necessidade de recebê-los da melhor forma possível, garantindo uma boa ambientação, tal prática tem sido cada vez mais adotada na gestão de pessoas.

Você sabe o que é relocation e qual sua importância para os funcionários? Então, continue a leitura para entender como funciona este serviço de uma vez por todas!

O que é relocation?

Trata-se de uma assistência prestada para facilitar a vida dos profissionais vindos do exterior para trabalhar no Brasil. Geralmente oferecido pela empresa contratante, o relocation confere segurança à mudança e fornece informações sobre o novo destino.

O programa serve para auxiliar tanto pessoas que estão vindo de filiais estrangeiras quanto aquelas que nunca tiveram contato com a companhia. A ideia é estruturar o migrante à sua nova vida no local de destino para, dessa forma, otimizar seu rendimento profissional e satisfação pessoal.

Opções

As ações podem ser variadas, pois dependem da política da organização, das circunstâncias que envolvem o colaborador e do orçamento disponível. Mas, independentemente do pacote solicitado, os serviços garantem que a pessoa tenha recursos para resolver problemas nessa fase da vida.

Em empreendimentos maiores, que contam com um grande volume de colaboradores vindos de outros países, é possível encontrar uma equipe para resolver todas as questões relacionadas ao relocation. Essa opção reduz custos e garante maior agilidade ao processo de integração.

Reflexos

Todo o investimento é refletido no desempenho do funcionário. Isso porque é normal que os profissionais tentem compensar e criar uma identificação ainda maior com o emprego quando se sentem valorizados e felizes.

Ao analisar se o relocation vale a pena ou não, é importante considerar, ainda, os custos comuns de uma contratação errada ou integração malfeita. Colocando tudo no papel, o gestor perceberá que sai mais barato manter um talento do que ir ao mercado novamente.

Por que esse serviço é necessário?

Muitas empresas multinacionais investem na expatriação de colaboradores para o Brasil. Essa movimentação de estrangeiros vindos para o país gera o aumento da busca por serviços de realocação, em razão de todo o suporte prestado a esses indivíduos e seus familiares. Sendo assim, é importante que, ao realizar essa mudança, o funcionário possa contar com um bom apoio e estrutura nessa fase de adaptação.

Por exemplo, vamos supor que um funcionário mora na Itália com sua esposa e a empresa dele decidiu transferi-lo para o Brasil para contribuir em um novo projeto. Nesse momento, podem surgir algumas preocupações relacionadas à transferência, como: se a nova cidade é segura, como encontrar uma boa casa para morar, entre outras.

Então, o serviço de relocation presta toda a consultoria especializada durante as etapas da expatriação e, assim, deixa esse funcionário mais tranquilo e seguro quanto à adaptação no Brasil, além de contribuir para que ele se sinta mais confiante e motivado sobre essa proposta de trabalho.

Quais são os benefícios proporcionados pelo serviço?

O relocation é uma ótima opção para evitar problemas com documentações, visto que, no Brasil, algumas normas são confusas e a interpretação acaba sendo subjetiva. Se correr atrás dos papéis já é uma tarefa complicada, imagina ter de corrigir o que veio errado, não é mesmo?

O fato de o Brasil ter consulado em vários países contribui para adiantar algumas questões, mas tal auxílio não é suficiente para eliminar os problemas de legalização do trabalhador e da família. O relocation é muito mais completo do que isso.

O serviço impede que os colaboradores que acabaram de chegar tenham problemas por desconhecerem as leis de nosso país. Ou seja, evita que eles paguem caro por algo não condizente com o valor normal ou, tampouco, contratem itens desnecessários.

Sendo assim, contar com o relocation traz mais tranquilidade para o profissional e sua família durante a transição. O impacto da mudança é amenizado, ao passo que o trabalhador pode concentrar suas energias nos objetivos da empresa. Isso porque ele já chega ao país pronto para exercer suas atividades e participar de forma mais ativa da tomada de decisões e em tarefas estratégicas do negócio.

O serviço de relocation também gera vantagens para a empresa, já que vai demonstrar para o mercado profissionalismo e preocupação com seus profissionais expatriados, bem como promover uma imagem de compromisso e seriedade bastante positiva.

No entanto, para que todos esses benefícios sejam alcançados, é essencial que essa transição seja realizada sem imprevistos para o colaborador e a organização, levando em conta as expectativas e inserção adequada à realidade do local.

Quais são as frentes de relocation?

Os serviços oferecidos, conforme mencionamos anteriormente, dependem de uma série de fatores. A seguir, listamos as frentes de relocation mais comuns e valorizadas pelos colaboradores.

Housing (Moradia)

Trata-se de quando a empresa auxilia o profissional a encontrar onde morar. Nesses casos, pode haver até subsídio de moradia temporária ou permanente quando a organização paga as despesas da casa por um tempo determinado ou de forma permanente.

O Housing engloba desde a busca de flats ou moradia temporária, o welcome-kit, a reunião de adaptação de expectativas entre o RH e o profissional migrante até a busca por imóveis, a análise de contratos, a vistoria inteligente às instalações e a manutenção do imóvel locado.

Schooling (Serviços Escolares)

O serviço é voltado principalmente para atender aos filhos dos profissionais. É feito um levantamento das escolas dentro do perfil das crianças, com informações sobre vagas, datas e agenda de visitas aos locais. Com esse auxílio, o trabalhador tem mais segurança para fazer uma mudança tão radical em sua vida (e na de sua família).

Settling In (Contratação de Serviços Pessoais e Domésticos)

Organizar e contratar serviços como TV a cabo, internet, luz, gás, abertura de conta em banco e acompanhar a contratação de mão de obra, como diaristas e empregados em geral, são ações que podem se tornar mais fáceis do que o normal. Isso porque o Settling In oferece o suporte necessário para que a pessoa se adapte ao novo estilo de vida e evite perdas de tempo ou dinheiro mal aplicado.

E não para por aí: o serviço também pode acompanhar a mudança e a compra e/ou locação da mobília e de equipamentos, entre outros.

Cross Cultural Training (Treinamento Intercultural)

choque cultural pode ser um dos maiores desafios entre os funcionários provenientes de outras localidades. Isso vale principalmente para aqueles que vêm de países mais rigorosos quanto ao comportamento, às leis ou à religião.

Por outro lado, com um tour de ambientação, aulas de português e workshops específicos para intercâmbio cultural em temas de interesse, a adaptação fica muito mais fácil e agradável — e é exatamente isso que tal modalidade propõe.

Departure Services (Serviços de Repatriação)

Assim como a chegada a um país envolve diversos desafios, a saída pode ser igualmente complicada. Como o profissional tem seu tempo limitado para resolver as pendências (em função da carga de trabalho), acaba, por vezes, não dando conta de tudo.

Entretanto, a empresa tem a opção ampará-lo. Com os serviços de repatriação, é possível providenciar a rescisão do contrato de locação, a entrega do imóvel, o cancelamento de contas e o levantamento de itens para venda e divulgação.

Serviços complementares

Além dos auxílios específicos, existem aqueles complementares. Spouse career counseling, treinamentos Taylor Made, coordenação de pagamentos, passeios culturais customizados, entre outros, estão no grupo de serviços suplementares.

O profissional também pode solicitar um acompanhamento pela cidade para conhecer os principais hospitais, clínicas e pontos turísticos. Ele tem a opção, ainda, de pedir indicação para contratar seguros de saúde, carro, moradia ou o que julgar necessário para que a adaptação seja completa.

Como a BR-Visa pode ajudar nesse processo?

A chegada a um país estrangeiro pode oferecer uma série de oportunidades, contudo, demanda várias adaptações. É por esse motivo que a BR-Visa disponibiliza os serviços de relocation: auxiliar na mudança e chegada desses funcionários internacionais, cuidando de todo o trâmite burocrático e detalhes que podem ocasionar problemas no futuro.

Dessa forma, o trabalhador tem mais tempo para lidar com alguns aspectos que devem ser observados, por exemplo, ajudar a família na adaptação à nova rotina de vida, compreender a cultura do país, treinar o idioma local, fazer novas amizades e se posicionar de maneira positiva no novo ambiente de trabalho. É necessário deixar claro que esse tipo de assessoria não se restringe somente ao funcionário em questão. Esse processo engloba toda sua família.

Há 10 anos, a BR-Visa é uma consultoria de Mobilidade Internacional especializada em todas as etapas da migração, desde a transferência até a acomodação do migrantes em solo nacional ou no exterior.

Neste artigo, você viu quais são as principais formas de integrar colaboradores que vêm de fora do país, bem como o que é relocation e as vantagens de contar com tais serviços nesse processo. Dessa forma, se você quer garantir o sucesso dessa empreitada, a dica é contratar uma consultoria de migração especializada para estabelecer a pessoa no Brasil com segurança e eficiência.

Interessou-se por esses serviços e que saber mais informações a respeito de outros assuntos? Então, aproveite para seguir nossas redes sociais agora mesmo. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Spotify!

Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I accept the Terms and Conditions and the Privacy Policy

Fale com um
Especialista em Global Mobility