cultura organizacional

Entenda qual é a importância da cultura organizacional em sua empresa

A cultura organizacional, também chamada de cultura corporativa, tem se destacado cada vez mais na atualidade. Sabe-se que é um elemento que auxilia a empresa de diversas formas, como no comprometimento e motivação dos colaboradores, proporcionando maior satisfação entre os consumidores e até mesmo ampliando os lucros organizacionais.

Nesse post vamos explicar a importância da cultura organizacional e dar algumas dicas para você trabalhá-la de forma efetiva em sua empresa. Confira!

Entenda o que é cultura organizacional

Trata-se um elemento definidor da organização e dos padrões comportamentais explícitos e implícitos que balizam as atividades, ações e decisões importantes da administração e dos colaboradores de uma empresa.

Como principais características da cultura organizacional estão o conjunto de valores, costumes, crenças, padrões de relacionamento, cerimônias e ritos. Ela está contida no cotidiano da organização, é expressa em seus símbolos e reflete em todos os sistemas.

Aprenda a identificar os elementos de uma cultura organizacional

Toda empresa tem uma cultura organizacional, mesmo que não esteja sistematizada ou que não seja formalizada pela organização. Para entender suas especificidades, é preciso identificar alguns elementos centrais:

  • História: qual o contexto de criação, quem são os criadores, quais as evoluções pelas quais a empresa passou, o que a caracterizou ao longo de sua existência etc.;
  • Missão: por que a empresa existe;
  • Visão: atrelada ao futuro, mostra onde a empresa quer chegar;
  • Valores: características e atributos considerados importantes e, muitas vezes, vistos como guias;
  • Organograma: representação da estrutura hierárquica e funcional da organização;
  • Planejamento estratégico: elaboração dos objetivos e estratégias organizacionais a curto, médio e longo prazo;
  • Política de gestão: administração de recursos humanos, financeiros e dos relacionamentos;
  • Responsabilidade social e ambiental: postura perante a sociedade e o meio ambiente.

 

Saiba como sistematizar a cultura da sua organização

A sistematização e formalização da cultura organizacional é importante por possibilitar maior domínio sobre ela, no sentido de compreender como a cultura organizacional corresponde aos objetivos organizacionais e de possibilitar um agir direcionado ao bem-estar organizacional, visando tanto a empresa quanto seus colaboradores. Além disso, permite maior apropriação por parte de todos os envolvidos com a empresa.

Caso esse processo esteja se iniciando em sua organização, uma sugestão é envolver todos os colaboradores no desenvolvimento da cultura organizacional, permitindo maior identificação com a organização e criando algo mais concreto.

Isso pode ser feito por meio de perguntas como “Que atitudes são comuns a todos na empresa?”, “Quais são as coisas que você mais gosta no ambiente de trabalho?” e “O que você mudaria na organização?”.

A delimitação de uma cultura organizacional clara e objetiva promove um ambiente de motivação. Na internet é possível encontrar alguns modelos de códigos de cultura de empresas conhecidas por favorecer esses espaços a partir de suas culturas organizacionais.

Trabalhe pelo constante fortalecimento e aprimoramento da cultura organizacional

Estando documentada e compreendida por todos os colaboradores da empresa, é preciso que sejam criadas ferramentas e rituais que reforcem constantemente a cultura organizacional na rotina de todos. Esse investimento é necessário para a manutenção e o fortalecimento da cultura e, consequentemente, para que ela possa surtir efeito em toda a equipe.

Contudo, a existência de uma cultura organizacional forte não é sinônimo de estagnação. A longo prazo pode ser que as exigências do mercado demandem pequenas mudanças. Nesses casos, é preciso avaliar todo o cenário, planejar cuidadosamente as mudanças e implementá-las gradualmente.

Utilize a cultura corporativa como ponte para a integração entre setores e funcionários

Os colaboradores de uma organização podem ser originados de diferentes cidades, estados ou países, trazendo consigo diferentes visões de mundo, maneiras de agir e possivelmente de encarar suas funções na empresa.

Nesses casos, a existência de uma cultura organizacional consolidada é fundamental, pois atua no alinhamento da equipe de trabalho, fornece modelos comportamentais desejados e contribui para que todo o time se direcione para os mesmos objetivos. Além disso, também facilita a integração de funcionários estrangeiros e nacionais entre si e entre os setores da organização.

A cultura organizacional facilita o trabalho em equipe, a motivação, engaja os funcionários em suas funções e propicia a lealdade à empresa, o que contribui para que se identifiquem com os setores em que atuam.

Além disso, por ser padronizada, ela também propicia maior integração entre os diferentes setores da empresa, facilitando a compreensão de pertencimento a um todo coerente.

Potencialize a visibilidade externa com a boa utilização da cultura organizacional

A cultura organizacional também propicia modelos de como os colaboradores devem agir diante dos clientes da empresa, auxiliando na transmissão da visão, valores e propostas desejadas. Esse fator indica que o investimento na cultura corporativa também é capaz de aumentar a satisfação da clientela.

Uma cultura forte aumenta a visibilidade externa e acaba funcionando como um tipo de marketing para a empresa, atraindo funcionários competentes e a atenção de possíveis investidores. A divulgação do código de cultura (documentação da cultura organizacional) é uma estratégia que pode impulsionar essa visibilidade.

Busque o impacto da cultura corporativa nos resultados organizacionais

Análises sobre desempenho organizacional demonstram que a capacidade de alinhamento interno de uma organização é um dos fatores determinantes do desempenho. Nesse sentido, a cultura corporativa é uma aliada, contribuindo para esse fator e também para o aumento da motivação, o que resulta na melhora da performance e produtividade dos colaboradores.

Ademais, a cultura organizacional ajuda na atração e retenção de talentos que, ao identificarem-se com a empresa, sentem-se realizados com suas tarefas e, consequentemente, engajam-se mais, aumentando o potencial produtivo da organização.

Agora que você já sabe que a cultura organizacional impacta positivamente o crescimento de uma empresa de diversas formas, e entende como utilizá-la a favor da organização e de seus colaboradores para que ambos se desenvolvam em conjunto, é hora de aplicar esse conhecimento!

Lembre-se de que quanto mais você dominar o processo de construção e consolidação da cultura corporativa, mais controle terá sobre os resultados esperados e o desenvolvimento da organização.

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