Conheça os principais aplicativos para aprender português

aplicativos para aprender português

Que tal combinar o domínio de vocabulário, gramática, percepção cultural e expressões da língua portuguesa, e ter tudo disponível no seu smartphone? Isso é possível por meio de vários aplicativos para aprender português disponíveis no mercado.

Além de possibilitar o aprendizado de qualquer lugar, seja no ponto de ônibus ou em uma fila aguardando atendimento, os aplicativos são de grande ajuda no estudo para as provas ou para complementar as aulas.

Mas, em meio a tantas opções, quais são os principais apps que ajudam os estrangeiros a aprender português?

Confira a nossa seleção, que vai desde aplicativos tradicionais de aprendizagem de idiomas até alguns mais específicos para desenvolver habilidades pontuais, como a redação:

1. WordReference

Caso opte por escolher apenas um dicionário de português, o WordReference é uma das principais recomendações. Ele ajudará os estrangeiros em uma conversa sobre temas do dia a dia brasileiro, na tradução de letras de músicas e até mesmo na elaboração de frases mais complexas.

O aplicativo disponibiliza um fórum inglês-português, auxilia na conjugação de verbos e, muitas vezes, fornece links úteis para pesquisas de imagem no Google. Está disponível para iOS e Android.

2. Duolingo

O Duolingo pode ser uma boa maneira para construir vocabulário, ainda mais se for usado junto a outros métodos de aprendizado.

O foco não é a gramática, mas sim a aprendizagem de substantivos, adjetivos e verbos, que possibilitarão que o estrangeiro se comunique em torno de um determinado tema.

As sessões são curtas, para proporcionar o aprendizado entre uma tarefa e outra do dia a dia. Os exercícios incluem gravação de voz, reorganização de palavras para formar frases, tradução e perguntas de múltipla escolha, entre outros. Disponível para iOS e Android.

3. Busuu

O Busuu tem uma interface alegre e foca 150 tópicos importantes que são intrínsecos ao português básico.

O aplicativo possibilita enviar exercícios práticos e receber o feedback de nativos da língua portuguesa, que os corrigirão e apontarão os erros cometidos.

Só é preciso cuidado com as imagens usadas pelo app para ilustrar o vocabulário. Isso porque elas não foram projetadas para mostrar as culturas dos países de língua portuguesa e acabam sendo um pouco genéricas.

O Busuu está disponível para iOS e Android.

4. SoundHound

Este é um dos melhores aplicativos para encontrar músicas brasileiras e instantaneamente obter as letras na tela. O app também disponibiliza informações básicas em inglês sobre os artistas mais conhecidos.

Basta pressionar um botão para reconhecer qualquer música que esteja tocando e, em seguida, executar uma pesquisa para as letras. O SoundHound está disponível para iOS e Android.

5. Google Translate

Apesar de a tradução automática ser, muitas vezes, imprecisa, o Google Translate pode ser bom para dar uma ideia do que se entende de uma frase mais intrigante em português.

O aplicativo também oferece busca de dicionário para palavras e, embora o WordReference seja melhor, o Google Translate pode se sobressair um pouco mais ao interpretar erros ortográficos e descobrir o que o usuário quer dizer.

Ele também oferece tradução falada e pode traduzir os textos em fotos tiradas com o smartphone. Está disponível para iOS e Android.

6. Learn Brazilian Portuguese

O aplicativo desenvolvido pela WordPower disponibiliza 100 das palavras mais usadas no Brasil e funciona como um miniguia de viagem com insights culturais.

Ele conta ainda com um alerta do Word of the Day e aulas de áudio gratuitas para quem se inscrever em uma conta gratuita PortuguesePod101.com. Está disponível para iOS.

7. TripLingo

Apesar de ser voltado ao tema “viagem”, o aplicativo é bastante útil para os estrangeiros que querem aprender português.

Além de contar com um tradutor, o app também inclui guias culturais, frases de livros, aulas em áudio, flashcards interativos, questionários, conselhos essenciais de segurança de viagem e informações locais.

A versão gratuita oferece acesso básico a cada um desses recursos. O conteúdo completo pode ser acessado por meio da assinatura premium. Disponível para iOS e Android.

8. FluentU

Esse aplicativo de aprendizagem de línguas se diferencia dos outros por usar vídeos do mundo real e não programas genéricos voltados a qualquer idioma.

O FluentU faz uso de vídeos de música, vlogs, programas de TV, notícias, entre outros, transformando as lições em aprendizagens personalizadas.

O usuário tem acesso a legendas interativas, transcrições para download, flashcards multimídia e muito mais. É só tocar em qualquer palavra para ver instantaneamente uma definição, imagem, áudio e frases de exemplo.

Por enquanto, o aplicativo está disponível apenas para iOS, mas deve ser oferecido para aparelhos com Android em breve.

9. Acordo Ortográfico

App bastante útil para os brasileiros, o Acordo Ortográfico também é de grande ajuda para os estrangeiros que querem melhorar a ortografia.

Por meio do aplicativo, o usuário pode consultar as novas regras de forma rápida, com a possibilidade de checar a grafia das palavras antes e depois do acordo ortográfico, a listagem das regras aplicadas a cada vocábulo e as alterações de vocabulário no Brasil e em outros países que têm a língua portuguesa como oficial.

Todas as funções citadas acima não requerem o uso da internet para acesso. O aplicativo está disponível para Android.

10. Manual de Redação

O aplicativo é bastante usado por pré-vestibulandos no Brasil e pode ser uma ferramenta importante para estrangeiros com nível mais avançado de aprendizado.

Possui uma área voltada a trabalhos acadêmicos, além de capítulos exclusivos sobre as Normas da ABNT, gramática e estilo (com questões relativas à revisão de texto, Novo Acordo Ortográfico, entre outras). Disponível para Android.

11. Quiz de Português

Aplicativo de perguntas e respostas que abrangem as divisões da gramática e as regras gerais de construção textual. Está dividido em 3 níveis de dificuldade:

  • Fácil: 10 questões referentes à fonética, ortografia e morfologia;
  • Médio: 20 questões com maior nível de complexidade que abrangem, além dos temas acima, a sintaxe oracional.
  • Difícil: 30 questões para aprofundar o conhecimento sobre os temas das outras fases, além de normas de pontuação, semântica, estilística e sintaxes de concordância e regência.

O aplicativo é indicado para quem quer melhorar ou testar seu conhecimento da língua portuguesa. Está disponível para Android.

E então, gostou da nossa seleção com 11 aplicativos para aprender português? Aproveite para compartilhar esse post nas redes sociais e ajudar seus amigos estrangeiros a aprenderem português de maneira fácil e eficiente!