Como escolher melhores regiões para estrangeiros morarem no Brasil?

melhores lugares para morar

O número de imigrantes no Brasil aumentou em mais de 160% na última década. Muitos deles vêm com o objetivo de trabalhar para grandes empresas instaladas no país e desejam se estabelecer nos melhores lugares para morar.

Por outro lado, as instituições que contratam esses profissionais muitas vezes têm filiais espalhadas em vários estados brasileiros e, por isso, têm a difícil tarefa de saber qual é o melhor lugar para lotá-los.

Este artigo foi feito para ajudar os gestores nesse processo. Para isso, daremos sugestões de várias cidades do Brasil que podem se enquadrar em diferentes perfis. Desse modo, a empresa terá funcionários mais felizes no trabalho.

Quais são os melhores lugares para morar?

Encontrar o lugar ideal que atenda as necessidades de um profissional estrangeiro depende da união de vários fatores. Contudo, algo que pode ajudar é pesquisar que cidades costumam atrair esse tipo de público.

Sendo assim, vamos fazer uma lista de capitais brasileiras com suas principais características e apresentar qual é a nacionalidade dos estrangeiros que mais desembarcam por lá.

Belém

Os franceses costumam visitar a bela Belém do Pará, e essa pode ser uma pista de onde um funcionário francês gostaria de residir. Essa capital teve uma influência francesa muito forte em sua formação e, por esse motivo, muitos prédios antigos foram inspirados nessa cultura.

Além disso, a cidade é cheia de belezas naturais e tem um apelo gastronômico muito forte com pratos típicos da região que são muito apreciados pelos visitantes. Apesar de todos esses atributos, a metrópole tem outro atrativo: a sua modernidade.

No centro da cidade, observam-se muitas construções novas, principalmente de prédios empresariais, mostrando seu potencial de crescimento. As grandes companhias que se instalaram na região fomentam ainda mais a economia local.

Caso uma instituição contrate um profissional que deseje morar em uma cidade que misture história, natureza e modernidade, talvez Belém vá agradá-lo.

Recife

A cidade de Recife é considerada o berço de centros de inovação e o maior polo de tecnologia do Brasil. Essa capital nordestina abriga o Parque Tecnológico Porto Digital — também conhecido como o Vale do Silício Brasileiro.

Devido a esse poderoso centro inovador, os estrangeiros que moram nessa cidade conseguem excelentes oportunidades de trabalho, pois muitas empresas multinacionais como Microsoft, Samsung, HP e IBM possuem escritórios na localidade.

Além disso, Recife têm excelentes faculdades como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade de Pernambuco (UPE) que estimulam a educação na cidade.

Recife oferece também ao estrangeiro belas praias como a de Boa Viagem e a Coroa do Avião e outras atrações turísticas encontradas por lá.

+ Conheça os serviços de Relocation da BR-VISA

Porto Alegre

Quando voltamos nossa atenção para a região sul do país, logo nos deparamos com a famosa cidade de Porto Alegre que sempre atrai muitos profissionais vindos do exterior. Essa importação de estrangeiros têm motivos: um deles é o TECNOPUC — Parque Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Neste parque, importantes empresas como Petrobras, Telebras, Stefanini, TOTVS, além de outras, empregam muitos trabalhadores.

Ainda outra vantagem dessa região são as duas universidades de renome que possui: a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

O clima de Porto Alegre é um outro atrativo para os estrangeiros que vêm principalmente de países mais frios, pois as temperaturas chegam próximas ao 0 grau no inverno e, nos meses mais quentes, na média dos 30 graus.

Rio de Janeiro

Essa bela e famosa cidade do litoral brasileiro consegue chamar a atenção de profissionais de todas as partes do planeta. Sendo assim, não é possível dizer uma nacionalidade específica de trabalhadores, que se sobressaia sobre as outras, que vão para essa localidade.

Para que um estrangeiro se adapte nessa cidade, dependerá muito de suas preferências. Algo que pode não agradar é o calor intenso, principalmente para aqueles que vêm de países que tem uma temperatura baixa o ano inteiro como Canadá, Islândia, Rússia, etc.

O estrangeiro vai gostar da estrutura empresarial que a cidade oferece. Por ser uma das principais capitais do país, várias multinacionais têm sua sede brasileira no Rio de Janeiro. Por isso, grandes eventos corporativos sempre ocorrem na cidade.

Apesar de ser muito movimentada, ela proporciona o contato com belezas naturais e estimula a prática de esportes e uma vida mais saudável. Outro aspecto que encanta quem vem de fora é a simpatia dos cariocas que faz com que os estrangeiros, em pouco tempo, se sintam em casa.

Sendo assim, o Rio de Janeiro pode ser o lugar ideal para o estrangeiro que tenha gosto pela prática de esportes, facilidade em lidar com pessoas e vontade de viver em cidades grandes, mas que sejam cercadas de belezas naturais.

São Paulo

A megalópole São Paulo segue a mesma tendência do Rio de Janeiro, cativando pessoas de todo o mundo.

E não é por acaso: a cidade é cheia de grandes corporações, tem uma boa infraestrutura de transporte, excelentes empreendimentos imobiliários com residências para morar e uma vida noturna bem agitada.

Geralmente, profissionais mais jovens e dinâmicos, bem como aqueles que são workaholics, se adaptam bem ao estilo de vida paulistano.

A facilidade de ter acesso a universidades de renome com a USP — Universidade de São Paulo —, pode agradar aos estrangeiros que estão à procura de uma pós-graduação, mestrado, doutorado, etc.

Devido ao grande número de empresas, a cidade sedia grandes eventos corporativos anuais, dando aos estrangeiros a possibilidade de interagirem com profissionais do mundo todo e aumentar a sua rede de relacionamento.

Mas não é só de trabalho que vive o morador de São Paulo. Nos finais de semana, muitos seguem para o litoral paulista ou interior em busca de destinos próximos à cidade para descansar.

Brasília

O Distrito Federal é o centro do poder político no país e, devido a essa importância, conta com uma infraestrutura exemplar entre as cidades brasileiras. A começar pela sua porta de entrada: o aeroporto — considerado o segundo maior do país.

O estrangeiro tem uma enorme facilidade de conseguir voos internacionais e nacionais. Este fator é muito importante para aqueles que precisam viajar muito entre as diversas filiais da empresa espalhadas pelo Brasil. Ou ainda, que frequentemente visitam o seu país de origem.

Outra vantagem que pode agradar é a organização da cidade. Como Brasília foi projetada, as ruas são fáceis de transitar e não é difícil se localizar dentro dela. Quem vem de países desenvolvidos como Inglaterra, Suécia e Suíça se sentirá mais à vontade na capital do Brasil.

Com um pouco de pesquisa e um bom conhecimento sobre o perfil do profissional estrangeiro, é possível escolher um lugar para ele morar que vai ajudá-lo a ser mais produtivo na empresa. Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro são frequentemente os destinos escolhidos pelos estrangeiros e podem ser uma opção certeira para o seu colaborador.

Gostou deste artigo? Ajudou você a conhecer quais são os melhores lugares para morar e, assim, agradar aos funcionários estrangeiros? Então, compartilhe essa informação nas redes sociais e entre em contato com a gente a qualquer momento!