Como escolher melhores regiões para estrangeiros morarem no Brasil?

O número de migrantes cresce gradativamente no país. De acordo com o Relatório Anual do Observatório das Migrações Internacionais, foram registrados 774,2 mil estrangeiros entre 2010 e 2018 no Brasil. Muitos deles vêm com o objetivo de trabalhar para grandes empresas instaladas no país e desejam se estabelecer nos melhores lugares para morar quando possuem esta escolha.

Por outro lado, as instituições que contratam esses profissionais muitas vezes têm filiais espalhadas em vários estados brasileiros e, por isso, enfrentam a difícil tarefa de saber qual é o melhor lugar para alocá-los.

Este artigo foi feito para ajudar os gestores neste processo. Para isso, daremos sugestões de cidades do Brasil que podem se enquadrar em diferentes perfis. Desse modo, a empresa terá funcionários mais felizes no trabalho. Confira as melhores regiões para estrangeiros!

Quais são os melhores lugares para morar?

Nem sempre é possível ao profissional migrante escolher a cidade ideal para trabalhar quando vem ao Brasil. No entanto, quando essa oportunidade existe, encontrar o lugar ideal que atenda às suas necessidades depende da união de vários fatores.

Sendo assim, vamos fazer uma lista de capitais brasileiras com suas principais características e apresentar as nacionalidades que mais desembarcam nelas.

Belém

A capital do Pará teve uma influência francesa muito forte em sua formação e, por esse motivo, muitos prédios antigos foram inspirados nessa cultura.

Além disso, a cidade é cheia de belezas naturais e tem um apelo gastronômico muito forte com pratos típicos da região, os quais são muito apreciados pelos visitantes. Fora esses atributos, a metrópole tem outro atrativo: sua modernidade.

No centro da cidade, observam-se muitas construções novas, principalmente de prédios empresariais, mostrando seu potencial de crescimento. As grandes companhias que se instalaram na região fomentam ainda mais a economia local.

Caso um migrante deseje morar em uma cidade que misture história, natureza e modernidade, Belém tem grandes chances de agradar bastante.

Recife

A cidade de Recife é considerada o berço de centros de inovação e o maior polo de tecnologia do Brasil. A capital pernambucana abriga o Parque Tecnológico Porto Digital — também conhecido como o Vale do Silício Brasileiro.

Em razão desse poderoso centro inovador, os estrangeiros que moram nessa cidade conseguem excelentes oportunidades de trabalho, pois muitas empresas multinacionais, como Microsoft, Samsung, HP e IBM, possuem escritórios na localidade.

Além disso, Recife tem excelentes faculdades, como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade de Pernambuco (UPE), que estimulam a educação na cidade.

Recife também oferece ao estrangeiro belas praias, como a de Boa Viagem e a Coroa do Avião. Essa cidade definitivamente está na lista das melhores regiões para migrantes.

+ Conheça os serviços de Relocation da BR-VISA

Porto Alegre

Quando voltamos nossa atenção à Região Sul do país, logo nos deparamos com a famosa cidade de Porto Alegre que sempre atrai muitos profissionais vindos do exterior. Essa importação de estrangeiros tem motivos: um deles é o TECNOPUC (Parque Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). Ali, importantes empresas como Petrobras, Telebrás, Stefanini e TOTVS empregam muitos trabalhadores.

Ainda outra vantagem dessa região são as duas universidades de renome que possui: a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

O clima de Porto Alegre é outro atrativo para os estrangeiros que vêm principalmente de países mais frios, pois as temperaturas chegam quase a 0 grau no inverno e, nos meses mais quentes, na média dos 30 graus. Por ter um clima agradável e ser segura, essa cidade está entre as melhores regiões para estrangeiros morarem.

Rio de Janeiro

Essa bela e famosa cidade do litoral brasileiro chama a atenção de profissionais de todas as partes do planeta. Sendo assim, não é possível sugerir uma nacionalidade específica de trabalhadores que sobressaia às outras que vão para essa localidade.

Para um estrangeiro se adaptar ao Rio de Janeiro, isso dependerá muito de suas preferências. Algo que pode não agradar é o calor intenso, principalmente para aqueles que vêm de países com uma temperatura baixa o ano inteiro, como Canadá, Islândia e Rússia.

Por outro lado, o estrangeiro vai gostar da estrutura empresarial que a cidade oferece. Por ser uma das principais capitais do país, várias multinacionais têm sua sede brasileira no Rio de Janeiro. Por isso, grandes eventos corporativos sempre ocorrem na cidade.

Apesar de ser muito movimentada, ela proporciona o contato com belezas naturais e estimula a prática de esportes e uma vida mais saudável. Outro aspecto que encanta quem vem de fora é a simpatia dos cariocas que faz com que os estrangeiros, em pouco tempo, se sintam em casa.

Sendo assim, o Rio de Janeiro pode ser o lugar ideal para o migrante que tenha interesse pela prática de esportes, facilidade em lidar com pessoas e vontade de viver em cidades grandes, mas que sejam cercadas de belezas naturais.

São Paulo

A megalópole São Paulo segue a mesma tendência do Rio de Janeiro, cativando pessoas de todo o mundo. E não é por acaso: a cidade é cheia de grandes corporações, tem uma boa infraestrutura de transporte, excelentes empreendimentos imobiliários com residências para morar e uma vida noturna bem agitada.

Geralmente, profissionais mais jovens e dinâmicos se adaptam bem ao estilo de vida paulistano. A facilidade de acesso a universidades de renome com a Universidade de São Paulo (USP) pode agradar aos estrangeiros à procura de uma pós-graduação, mestrado, doutorado, entre outros cursos. No entanto, São Paulo é uma cidade que pode agradar a diversos perfis de pessoas, independente de idade, origem e preferências.

Em virtude do grande número de empresas, a cidade sedia grandes eventos corporativos anuais, dando aos estrangeiros a possibilidade de interagirem com profissionais do mundo todo e aumentar a sua rede de relacionamentos.

Mas não é só de trabalho que vive o morador de São Paulo. Nos finais de semana, muitos seguem para o litoral paulista ou interior em busca de destinos próximos à cidade para relaxar.

Brasília

O Distrito Federal é o centro do poder político no país e, portanto, conta com uma infraestrutura exemplar entre as cidades brasileiras. A começar pela sua porta de entrada: o aeroporto — considerado o segundo maior do país.

O estrangeiro tem uma enorme facilidade de conseguir voos internacionais e nacionais. Este fator é muito importante para aqueles que precisam viajar muito entre as diversas filiais da empresa espalhadas pelo Brasil. Ou ainda, que frequentemente visitam seu país de origem.

Outra vantagem que pode agradar é a organização da cidade. Como Brasília foi bem projetada, as ruas são fáceis de transitar e não é difícil se localizar pela cidade.

Como escolher a melhor região?

Agora que você já sabe mais sobre algumas das principais cidades do Brasil, é preciso descobrir como auxiliar na escolha da melhor cidade para estrangeiros. O importante nesse momento é orientar os migrantes a analisar a rotina, estilo de vida, costumes e todo o seu contexto. Identificando essas informações, podemos avaliar com mais precisão os lugares e, assim, acertar em cheio no momento da mudança.

Ao avaliar os itens abaixo, a possibilidade do migrante se sentir mais conectado com o local da nova moradia e ter uma boa vivência cultural, trazendo a sensação de conforto e influenciando sua produtividade no trabalho, é cada vez maior.

Confira agora nossas dicas de como estrangeiros podem ser mais assertivos ao escolher seu novo lar.

Avalie o custo de vida

Quanto esses profissionais estão gastando para manter o estilo de vida? Eles devem analisar as propostas considerando seu custo de vida. Afinal, a renda influencia diretamente as escolhas do migrante. Caso eles estejam vivendo com um orçamento mais limitado, talvez seja uma boa opção aconselhar uma capital mais econômica para morar.

Por isso, não se esqueça de auxiliá-los a avaliar os gastos com alimentação, lazer e entretenimento. Desse modo, é possível imaginar situações em cidades distintas e, em seguida, decidir a opção que mais esteja alinhada ao estilo dos migrantes.

Não levar o orçamento pessoal em conta na hora de aceitar uma mudança de cidade pode causar um grande problema, tanto para o profissional quanto para a empresa, já que os ganhos podem não corresponder aos gastos, e afetar inclusive a estabilidade emocional do colaborador.

Pesquise sobre a segurança

Será que a cidade na qual o migrante está pensando em viver é segura? Atualmente estamos conectados a diferentes redes por meio da tecnologia e graças a essa conexão, podemos ter acesso a informações cruciais.

Para saber o índice de segurança da cidade, é possível fazer uma busca e encontrar os casos reportados nas notícias, bem como ter acesso a infográficos. Um exemplo é o Criminalidade Bairro a Bairro feito pelo jornal Estadão, que ilustra os dados de crimes em São Paulo de acordo com os dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública do estado.

Além disso, para maiores especificidades, há o relatório Atlas da Violência – Retratos dos Municípios Brasileiros, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Outra dica é que o próprio migrante também pode buscar grupos de moradores nas redes sociais, acompanhando o dia a dia pelas publicações.

Conheça as oportunidades

Muitas vezes os profissionais estrangeiros já chegam empregados e com local de residência bem definido. Porém, se os migrantes estão indo ao Brasil à procura de emprego, será que a região escolhida tem vagas de emprego para sua área? Algumas capitais brasileiras costumam ter foco em setores específicos, mais do que outras regiões. Se você for uma assessoria de RH com foco em profissionais estrangeiros, por exemplo, aqui vale aconselhá-los sobre a região escolhida e conferir se sua profissão está em alta, bem como as vagas recentes. Escolher o lugar certo, que tenha muitas oportunidades, é essencial para essas pessoas.

Qual a importância de uma boa infraestrutura?

Além de todos os aspectos que vimos anteriormente, os estrangeiros precisam estar atentos à infraestrutura local. Como é a infraestrutura da cidade brasileira escolhida? Algumas cidades como São Paulo e Recife têm excelentes infraestrutura em muitos bairros. Vale a pena conferir se eles estão à procura de um lugar mais convidativo.

Os gestores devem informá-los sobre o transporte público local, as instituições de saúde e os estabelecimentos ao redor. São alguns fatores que fazem toda a diferença e elevam o nível das regiões. Dessa forma, os estrangeiros terão certeza de que fizeram a escolha certa para viver e trabalhar no Brasil.

Com um pouco de pesquisa e um bom conhecimento sobre o perfil do profissional estrangeiro, é possível escolher o local mais adequado para uma experiência positiva no Brasil. Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro são frequentemente os destinos escolhidos pelos estrangeiros e sempre estão na lista de melhores regiões para estrangeiros. Uma delas pode ser uma opção certeira para o seu colaborador.

Gostou deste artigo? Ajudou você a conhecer quais são os melhores lugares para morar e, assim, auxiliar os profissionais estrangeiros? Então compartilhe essa informação nas redes sociais e entre em contato com a gente a qualquer momento!

Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I accept the Terms and Conditions and the Privacy Policy

Fale com um
Especialista em Global Mobility