A importância do treinamento cultural para estrangeiros residentes no Brasil

Mudar de país não é fácil. Os amigos, os parentes e os hábitos de uma maneira geral ficam para trás quando uma pessoa decide se aventurar dessa maneira. Aparecem também desafios no ambiente de trabalho, é claro. Por isso, muitas empresas estão investindo em treinamento cultural para estrangeiros.
A finalidade dessa ação é desenvolver habilidades que permitam a melhor absorção possível da inteligência cultural da pessoa por parte da empresa — e vice-versa. Aquelas organizações que são capazes de interagir com diversos costumes conseguem obter um diferencial competitivo difícil de adquirir.
De acordo com o diretor global de recursos humanos de uma famosa empresa de cartões, Michael Fraccaro, recrutar as pessoas com os mesmos perfis e mesmas histórias é sinônimo de ter sempre as mesmas respostas. “Com pessoas diferentes, conseguimos entregar soluções mais criativas para os clientes”, disse em entrevista à revista Exame.
Nesse sentido, ter estrangeiros em seu quadro de funcionários seria um passo a mais nessa direção. Se você pensa nisso, não pode deixar de ler este post. Temos ótimas dicas sobre como realizar o treinamento cultural para estrangeiros na sua empresa. Confira!

Cuidados com a segurança local

Cada vez mais nos deparamos com noticiários que chamam a atenção pela situação da violência no país. No Brasil, ela mata mais que a guerra na Síria. De acordo com um documentário do jornal O Globo, entre 2001 e 2015 houve 786.870 homicídios — a maioria por arma de fogo.
No mundo, o cenário também é assustador. Em 2016 um estudo do instituto de Economia e da Paz indicava que a violência também havia aumentado em relação aos 25 anos anteriores.
São notícias que dão a sensação de que não existe segurança em nenhum local. Por isso, não deixe de preparar seu funcionário sobre os perigos da região de forma suave e eficaz. Você pode, por exemplo, informá-lo de lugares a serem evitados, procedimentos a se realizar em caso de assalto, entre outras coisas.
Use a tecnologia a seu favor. O Facebook possui diversas páginas e grupos de bairros que ajudam a informar sobre a violência. Além disso, diversos apps na loja da Apple e do Google oferecem serviços que tendem a facilitar a vida de quem não conhece muito bem a região.

Maior conhecimento e prudência com o pagamento de impostos no país

Lidar com impostos não é algo fácil. É preciso estar atento às nuances da legislação para não cometer nenhum deslize legal. Casos de pessoas que não cumprem a legislação são comuns. De acordo com o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), a sonegação de impostos chegou a R$ 420 bilhões em 2015. Isso num dos países que mais se paga por eles.
Sendo assim, a ideia de capacitar os funcionários a lidarem com suas finanças dentro das normas brasileiras e com o Imposto de Renda contribui para passar maior segurança para os estrangeiros. Algo que, dependendo do país, pode ser bastante diferente.
Problemas com o fisco podem implicar na perda de um bom profissional. Não deixe isso acontecer.

Acolhimento para evitar o choque cultural

passeio ou a trabalho, o choque cultural é algo que pode acontecer, mesmo que o país seja parecido com as terras de origem. Ele nada mais é do que um impacto muito forte sentido pelas discrepâncias entre o país de origem e a nação atual.
O choque surge passados os primeiros meses, quando a atração pelo novo é amenizada. As pessoas então sentem saudades de casa e dos costumes de seu país. Para isso não prejudicar a adaptação, vale fazer um treinamento cultural para estrangeiros com um roteiro turístico seguro e acolhedor, que ajude o colaborador a se sentir parte do Brasil.
Outro diferencial é ter uma relação de bares e restaurantes com músicas e comidas típicas do país do profissional. Apesar de muitos serem caricatos, existe uma grande chance de que os donos sejam, sim, do país de qual eles servem a culinária. Vale uma pesquisa atenta. Opte pelos mais tradicionais.

Integração com os colegas de trabalho

É importante preparar sua equipe para receber colegas de outras culturas. Alguns profissionais tendem a ver os estrangeiros de forma negativa, pois acreditam que eles possam “roubar” seu emprego.
É um tipo de raciocínio perigoso e que deve ser combatido com educação. Saber lidar com o novo e o diferente também é uma qualidade que os colaboradores têm de ter ciência da importância.
A capacitação do gestor também é fundamental para uma integração mais eficaz. Em muitas empresas, os próprios executivos passam por treinamentos para conhecer melhor a cultura e aprender a desenvolver o colaborador sem ofender seus costumes, evitando um choque cultural.

Percepção dos colaboradores

Nessa mesma ideia, é importante manter a percepção dos empregados a respeito dos benefícios de alguém de fora. Como dito, não deve imperar um raciocínio de que estrangeiros vêm ao país para roubar vaga ou qualquer coisa parecida. Num mundo globalizado, todos que estão em um mesmo contexto socioeconômico têm oportunidades.
Quem sabe os próprios colaboradores brasileiros não enxerguem a possibilidade de trabalhar e estudar no exterior a partir da presença de alguém de fora em terras tupiniquins?

Adaptação ao nosso idioma

A língua portuguesa é tida como uma das mais difíceis de se aprender. Por, entre outras coisas, ser o único país da América Latina que fala o idioma, alguém do exterior pode não ver tantas vantagens em aprender a língua de Camões. O resultado é que ele chega ao Brasil pouco familiarizado com o português.
Se sua empresa não tem recursos suficientes para oferecer o benefício de um curso de língua portuguesa, ajude seu colaborador a encontrar alternativas. Existem, por exemplo, inúmeros aplicativos que ajudam a treinar o novo idioma. Fora isso, todo produto cultural tende a ser benéfico: contato com filmes, peças de teatro, músicas, entre outras coisas, devem facilitar a adaptação.

Manter os funcionários antigos atualizados

Até pouco tempo atrás a globalização era incipiente e existia de maneira forte apenas em grandes empresas. Hoje, não necessariamente uma multinacional que tem a possibilidade de receber mão de obra de fora. Cada vez mais os líderes veem benefícios em um estrangeiro como colaborador. Mas é preciso que os funcionários antigos exerçam essa possibilidade de intercâmbio cultural.
Isso porque essa experiência é uma grande oportunidade de aprendizado para eles, como também é para esses colaboradores que melhor podem passar as noções da empresa para quem vem de fora.
Esse conjunto de treinamentos contribui para motivar o funcionário, que vê na empresa uma aliada à sua adaptação. E lembrará dela posteriormente, sempre que se recordar do Brasil. Se o profissional vier para o país com o cônjuge, se esforce para fazer com que o companheiro também se sinta bem no Brasil.
O que achou das dicas? Já conseguiu pensar em ações para o treinamento cultural na sua empresa? Se você quer ficar por dentro de conteúdos como este e ajudar no crescimento do seu negócio, assine nossa newsletter agora mesmo e clique aqui para ver os serviços de Relocation da BR-Visa!

Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I accept the Terms and Conditions and the Privacy Policy

Fale com um
Especialista em Global Mobility