A importância do treinamento cultural para estrangeiros residentes no Brasil

treinamento cultural

Mudar de país não é fácil. Os amigos, parentes e hábitos ficam para trás quando uma pessoa decide se aventurar dessa maneira. Aparecem também desafios no ambiente de trabalho. Por isso, muitas empresas estão investindo em treinamento cultural.

A finalidade dessa ação é desenvolver habilidades que permitam a melhor absorção possível da inteligência cultural. Aquelas organizações que são capazes de interagir com diversos costumes conseguem obter um diferencial competitivo difícil de adquirir.

Se você tem interesse em contratar, ou já tem estrangeiros em seu quadro de funcionários, não pode deixar de ler este post. Temos ótimas dicas sobre como realizar o treinamento cultural na sua empresa. Confira!

Cuidados com a segurança local

Cada vez mais nos deparamos com noticiários “alarmantes”. A situação da violência no país está tão alarmante, que hoje em dia é possível encontrar aplicativos para celular que alertam sobre tiroteios em algumas cidades.

Este tipo de notícia passa a ideia de que não existe segurança em nenhum local. Por isso, não deixe de preparar seu funcionário sobre os perigos da região de forma suave e eficaz, lugares a serem evitados, quais procedimentos realizar em caso de assalto etc.

Maior conhecimento e prudência com o pagamento de impostos no país

Atualmente, estamos vendo várias notícias a respeito de sonegação de impostos de jogadores que atuam na Europa, como é o caso do Messi e do Neymar. Isto é resultado da falta de informação dos atletas quanto as leis do país.

Sendo assim, a ideia de capacitar os funcionários a lidarem com suas finanças dentro das normas brasileiras e com o Imposto de Renda contribui para passar maior segurança para os estrangeiros. Problemas com o fisco podem implicar na perda de um bom profissional.

Acolhimento para evitar o choque cultural

Seja a passeio ou a trabalho, o choque cultural é uma tendência  dentro da nova realidade apresentada. Passados os primeiros meses e a atração  do novo, a maioria sente saudade da casa e dos costumes de seu país, fator que pode prejudicar a adaptação.

Uma boa dica é ter um roteiro turístico seguro e acolhedor para ajudar o colaborador a se sentir parte do Brasil. Outro diferencial é ter uma relação de bares e restaurantes com músicas e comidas típicas do país do profissional.

Integração com os colegas de trabalho

É importante preparar sua equipe para receber colegas de outras culturas. Muitos profissionais tendem a ver os estrangeiros de forma negativa, pois acreditam que eles possam “roubar” seu emprego. Evite isso mostrando que os gringos ajudam a somar.

A capacitação do gestor também é fundamental para uma integração mais eficaz. Em muitas empresas, os próprios executivos passam por treinamentos para conhecer melhor a cultura e aprender a desenvolver o colaborador sem ofender seus costumes.

Adaptação ao nosso idioma

A língua portuguesa é tida como uma das mais difíceis de aprender. Por se tratar de um idioma pouco falado no mundo, dificilmente alguém do exterior vai chegar ao Brasil familiarizado ou sabendo falar fluentemente.

Se sua empresa não tem recursos suficientes para oferecer o benefício de um curso de português, ajude seu colaborador a encontrar o melhor aplicativo para que ele possa treinar e, mais uma vez, tenha sua equipe preparada para ajudar quando preciso.

Esse conjunto de treinamentos contribui para motivar o funcionário, que vê na empresa uma aliada a sua adaptação. Se o profissional vier para o país com o cônjuge, se esforce para fazer com que o companheiro também se sinta bem no Brasil.

O que achou das dicas? Já conseguiu pensar em ações para o treinamento cultural na sua empresa? Se você quer ficar por dentro de conteúdos como este e ajudar no crescimento do seu negócio, assine nossa newsletter agora mesmo e clique aqui para ver os serviços de Relocation da BR-Visa!